Cardápio Cultural

Além de projetos aprovados em Leis de Incentivo, oferecemos soluções customizadas para atender suas necessidades. Confira algumas ações que já executamos e entre em contato para o desenvolvimento personalizado de ações culturais.

Audiovisual 

- "Ação"
A oficina visa produzir um curta-metragem de aproximadamente dez minutos com os participantes. Três oficineiros apresentam conceitos chaves de uma produção audiovisual. A primeira etapa tem duração de seis horas e tem como objetivo apresentar conceitos básicos de roteiro. A segunda etapa tem duração de seis horas e nela é definido o roteiro a ser gravado. São apresentadas noções de produção e fotografia e é realizado o planejamento da gravação. A terceira etapa tem duração de oito horas e nela é realizada a gravação das cenas do roteiro desenvolvido pelos alunos. A edição não é realizada durante as oficinas e o filme estará pronto para ser exibido uma semana após a gravação das imagens.
Duração: 3 dias - 20 horas
- "Curtindo um Curta"
A oficina visa produzir um curta-metragem de aproximadamente dez minutos com os participantes. Três oficineiros apresentam conceitos chaves de uma produção audiovisual. A primeira etapa tem duração de 24 horas e tem como objetivo apresentar conceitos básicos de roteiro, produção, fotografia, direção e outros assuntos, é também definido o roteiro a ser gravado e é realizado o planejamento da gravação. A segunda etapa tem duração de 8 horas e nela é realizada a gravação das cenas do roteiro desenvolvido pelos alunos. Na terceira etapa com 8 horas, há iniciação a edição do filme, composição de trilha sonora e edição de som, abordados de forma teórica e prática com os alunos.
O filme será finalizado após as oficinas e estará pronto para ser exibido dois dias após a gravação das imagens.
Duração: 5 dias - 40 horas

- "Documentário Expresso"
A oficina visa produzir um documentário de aproximadamente cinco minutos com os participantes. Três oficineiros apresentam conceitos chaves de uma produção audiovisual, durante a primeira etapa da oficina com duração de 3 horas. Na etapa seguinte, com duração de 5 horas, são gravadas as cenas. A edição não é realizada durante as oficinas e o filme estará pronto para ser exibido uma semana após a gravação das imagens.
Duração: 1 dia - 8 horas

Fotografia
A oficina visa produzir uma exposição fotográfica virtual com produções dos participantes. Dois oficineiros apresentam conceitos chaves da produção fotográfica. 
A primeira etapa é teórica e tem como objetivo apresentar conceitos de composição de imagem, tipos de enquadramentos, uso de técnicas como abertura da lente, velocidade e ISO, sempre utilizando exemplos fotográficos de referência. Há exercício prático de fotografia, para compreensão e assimilação dos temas abordados.
Num segundo momento, os alunos se deparam com nova explanação teórica sobre tipos de iluminação, natural e artificial, e tipos de produções fotográficas, como fotografia jornalística, publicitária, foto-arte e fotografia de recordação. Em seguida também fazem exercícios práticos em grupo, alternando a produção, o modelo fotográfico e o fotógrafo, escolhendo um dos tipos de estilo.
A cada etapa há a seleção das fotografias produzidas e comentários sobre as produções, fazendo com que os próprios participantes tenham criticidade sobre suas obras, proporcionando também um senso ativo como espectador de mídia de massa.
Ao final da oficina, a seleção das melhores imagens feita em conjunto com os participantes gera uma exposição.
Duração: 2 dias - 16 horas

Teatro

- "Teatro na Melhor Idade"
A oficina visa atender ao público da terceira idade, oferecendo através de exercícios e jogos teatrais a possibilidade de estimular e aprimorar o desenvolvimento físico e social. Durante as oficinas os participantes poderão vivenciar desafios corporais, participar de propostas lúdicas para exercitar sua capacidade de expressão oral e corporal, além de adquirir conhecimentos sobre alguns aspectos técnicos da ação cênica. Ao fim, os participantes terão espaço para apresentar publicamente os conhecimentos e experiências vivenciadas ao longo dos encontros. 
Duração: 6 dias - 20 horas

para crianças


- Oficina de reciclagem criativa
Oficina lúdica de construção de brinquedos e jogos a partir de materiais recicláveis. Indicado para crianças a partir de 5 anos
Duração: 1 dia - 3 horas

para Educadores:


-"Debate: As aplicações do audiovisual em sala de aula"
O debate com tema “audiovisual e suas aplicações em sala de aula” propõe uma discussão em relação ao uso de novas tecnologias imagéticas no ensino escolar.
O foco é para professores das redes públicas e particulares de ensino e arte-educadores.
A proposta visa avaliar como o audiovisual pode ser utilizado em sala de aula, sem substituir a presença do professor ou mediador; como os alunos recebem esse meio de comunicação; quais os papéis que a mídia e as tecnologias audiovisuais devem exercer na educação; abordar a importância da formação crítica de público-espectador; fazer trocas de experiências entre os integrantes do debate e os facilitadores; pensar em como a ferramenta audiovisual pode ser usada como meio de produção de conhecimento, expressão artística, conteúdo histórico e informativo, produzidos pelos próprios alunos e professores. Aborda também como oaudiovisual se integra na prática com as disciplinas do conhecimento, como a matemática, a química, física, geografia, história, educação artística e língua portuguesa.
Serão utilizados como incentivadores do debate: explanação sobre o tema, dinâmica de grupo, apresentação de exemplos já usados em sala de aula, proposta de atividade individual.
O debate tem a mediação feita por profissionais com formação e experiência na área pedagógica e audiovisual.
Duração: 1 dia - 4 horas